sábado, 23 de janeiro de 2010

Decimo Quinto Dia - Tren do Vino - Santiago

Eu e a Cris, acordamos cedo, pois o pessoal da excursão nos pegaria para o trem do vinho as 7:00hs. Animados tomamos café e em seguida seguimos para encontrar o representante da empresa de turismo. Cruzamos umas duas avenidadas um um onibus nos aguardava para levar a estação do tren.
A Estação ficava em San fernando cidade a cerca de 100km de santiago, na região do vale do Colcagua. Lá fomos recepcionados pelo pequeno trem maria fumaça que chegava de marcha a ré para o embarque. Eram 4 vagoes, sendo 3 de luxo e um simples, todos do século 19. Vende-se passagem no local, porem o embarque somente no vagão simples.
Todos a bordo, o trem lentamente começo a andar a passos de tartatuga. Poucos minutos depois teve inicio as degustações. Duas vinículas patrocinavam o tren a vinicula Anakena e Viu Manent. Foi servido amostras de todo o portifólio das vinículas, desde os Neveus (jovens) até os gran-reservas (especiais), alem é claro de petiscos de queijos e frutas como morango e biscoitos.
Durante o passeio tambem acompanhava bandas com músicas típicas, bastante ritmicas.
Durante o trajeto não pude deixar de notar a quantidade de franboesas que cervavam os trilhos, assim como as extensas plantações de uva. Mais tarde fiquei sabendo que as franboesas são usadas como cerca viva, devido os inumeros espinhos que possuiem.
Ao chegar em Santa Cruz, fomos recepcionados por um grupo flocórico, que cantavam e dançavam a Cueca. Cueca é a dança folclorica chilena.
Não tive dúvidas ao ser convidado, caí logo na dança, onde meio atrapalhado mais ria do que dançava. Mais foi muito divertido.
Ao terminar seguimos de onibus para a venícula Viu Manent , lá partipamos de uma palestra bastante educativa sobre a produção de vinhos chilenos, e com muita, muita degustação de todo o processo.
Ao terminar a degustação, seguimos de carruagem puxadas por grandes cavalos para o grande restaurante da vinícula, onde fomos maravilhosamente servidos, com ricos pratos e excelentes vinhos.
Depois de um breve descanso, embarcamos novamente no Onibus que nos levou a vinha ANAKENA, lá conhecemos mais dos vinhos com novas palestras, novos processos fabris e o melhor, mais e mais degustação.
As curiosidades e ensinamentos foram muitos e a impressão que temos é que saimos como experts em bons vinhos.
Retornamos então no final do dia a Santiago, curtido a pequena embriagues de vinho e com o largo sorriso no rosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário